
Se eu tenho registro na junta comercial, preciso proteger minha marca
Muitos empreendedores brasileiros ainda consideram o registro da marca indispensável provavelmente porque acham que ter o nome empresarial registrado na Junta Comercial já lhe dá todas as garantias sobre a marca.
E, por mais que não seja obrigatório o registro, é preciso ter em mente que marca é aquilo que você cria para distinguir seus produtos e serviços no mercado e tem diferença sob o ponto de vista jurídico. Já o nome empresarial é a denominação ou razão social registrado na Junta Comercial, quando se obtém o CNPJ para operar legalmente. Ou seja, órgãos diferentes para finalidades distintas
Essa também é uma das dúvidas das pequenas empresa
De acordo com um levantamento do SEBRAE, apenas 19% das pequenas empresas têm registro de marca. No blog, nós levantamos as principais questões e dúvidas na hora de considerar o registro, algo tão fundamental para um negócio.
VOCÊ SABIA?
No momento, existem pelo menos 57 pedidos de registros de marcas relacionadas à Covid-19, sendo um deles no Brasil. A análise será feita com base na Lei da Propriedade Industrial. A tendência é que não alcancem o registro por serem consideradas de uso comum não podendo ser apropriadas com exclusividade. E por mais estranho que pareça, o INPI já deferiu registro de marcas relacionadas ao nome de doenças: Catapora e Cachumba, nomeando serviços de comunicação, e Impact Malária, para fitas de áudio e softwares.
Sobre a Brasil Sul
A Brasil Sul Propriedade Intelectual colabora para fortalecer marcas, tanto no Mercado Nacional como Internacional, atuando nas diversas áreas que envolvem a Propriedade Intelectual. Dúvidas sobre sua marca? Converse conosco!