
O que é patente?
A patente é um direito conferido pelo Governo que dá ao seu titular a exclusividade de exploração de uma invenção ou tecnologia, por prazo determinado.

Registro de patentes
A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias exigem do inventor altos investimentos em tempo e dinheiro. Além disso, o mercado está repleto de oportunistas, prontos para copiar e se beneficiar de boas ideias. Por isso, a patente é um passo obrigatório para quem deseja ter retorno financeiro de suas invenções.

Proteção contra competidores
Proteger inovações através de uma patente evita que competidores copiem o novo produto e o vendam a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Garantia de retorno financeiro
Com a exclusividade garantida, o titular da patente terá uma reserva de mercado pelo tempo que ela estiver vigente, possibilitando um retorno financeiro muito mais rápido e duradouro.

Segurança contra a pirataria
A patente é o único instrumento legal capaz de combater a pirataria, resguardando os direitos de ressarcimento por uso indevido.

Possibilidade de financiamento
A patente é um bem que pode ser vendido ou licenciado, podendo o inventor receber royalties pela ideia sem sequer produzir ou comercializar o produto. O valor de uma ideia inovadora pode ultrapassar as expectativas de seu inventor, constituindo verdadeiro patrimônio intelectual.
Por que patentear?
O sistema de patentes traz benefícios para o inventor e para a sociedade em que o produto ou tecnologia patenteado será introduzido. Conheça alguma das muitas vantagens de se patentear um produto ou nova tecnologia.




