REGISTRO DE MARCA
O que é?
Marca é um nome, termo, signo, símbolo ou design, que identificam e diferenciam empresas em relação ao seu concorrente, como também tangibilizam qualidades, benefícios e valores, tanto do produto em si quanto da cultura empresarial.
Marcas consagradas alcançam valores inimagináveis. Para se ter uma ideia, as 50 marcas mais conhecidas do mundo valem mais do que todo o PIB brasileiro.
É na força da marca que está o seu valor. Quanto mais presente na mente e na casa do consumidor, mais ela vende. E mais ela vale.
E se a marca vale tanto, é necessário protegê-la. É preciso que ela esteja segura, enquanto maior patrimônio de uma empresa. Só o registro garante o uso exclusivo da marca em todo o território nacional por 10 anos, prorrogáveis por iguais períodos.
Por que registrar?

Uso exclusivo da marca em todo o território nacional, no seu segmento de mercado;

Direito de impedir o registro de marcas de terceiros, iguais ou parecidas, para atividades idênticas ou afins;

Direito de impedir judicialmente o uso desautorizado da marca, reproduzida ou imitada;

Garantia de retorno nas negociações envolvendo a venda da marca, suas franquias ou licenciamentos;

Fidelização do consumidor com os produtos/serviços chancelados pela marca;

Incorporação, na empresa e em seus produtos/serviços, de fatores diferenciadores como qualidade, credibilidade e confiança;

Valoração da marca como bem jurídico intangível, compondo o patrimônio e o fundo de comércio da empresa.
O que é marca?
Marca é um privilégio legal concedido pelo Estado outorgado às pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas. A marca registrada confere ao seu titular o uso exclusivo em seu ramo de atividade; ao consumidor a distinção entre produtos/serviços iguais, de procedência diversa.






